quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Semântica

Semântica é uma palavra que se refere ao significado, em todos os sentidos, de um termo/palavra. Acho que há momentos em que as pessoas se debruçam na semântica das palavras na busca de um sentido para as suas vaidades. Explico: algum sábio inventou o seguinte provérbio: “O ótimo é inimigo do bom”. Mas eu aposto que o sentido que ele queria dar ao resultado de sua elucubração nada tem a ver com o emprego atual do dito. Hoje em dia, boa parte dos “chefes” diz para fazer o bom, pois ele é inimigo do ótimo. Ou seja, o que eles querem dizer é que devemos aspirar ao bom para conseguir fazer logo algo e entregar ao chefe deles. Contudo, se pesquisássemos sobre, encontraríamos que o significado de ótimo é o superlativo de bom. Mas se temos limites para conseguir o que na concepção de alguns seria o ótimo e tais limites nos reservam somente um patamar abaixo do que supúnhamos ser mais do que bom, então será ótimo conseguirmos o bom. Seria tão inviável buscar o ótimo que ele se torna péssimo. Portanto, continuaremos a ter o ótimo de qualquer forma, uma vêz que já é ótimo conseguir o bom. Será que fui muito confuso…? É porque você não estava no meu lugar hoje…

Outra palavra é “executar”. Algumas pessoas, hoje, tentaram me dissuadir de utilizar a palavra executar, pois estaríamos na fase de estruturar algo e, portanto, não seria a execução do projeto. Ora, se executar algo significa realizar, por em prática, cumprir, então, estruturar é uma realização, pois ao terminar a minha tarefa, terei executado a estruturação de algo.

Eu já fiz uns 20 cursos pagos pelo meu atual empregador. Se não é para eu utilizar os conhecimentos adquiridos, então, para que perder tempo e dinheiro com isso? Uma outra palavra com a qual alguém teria se revoltado fora “projeto”. “Muitas pessoas estão se escondendo atrás de projetos para permanecer na empresa”. Meu Deus, não é mais fácil identificar essas pessoas e mandar embora, do que mudar os conceitos do consagrado PMBOK, conjunto de práticas de gerenciamento de projetos e utilizado no mundo todo? Queriam, porque queriam, abolir “projeto” da face da terra na prática do gerenciamento de projetos. Ai, meu Deus!!!!

Acho que estou ficando velho… que falta de paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário