terça-feira, 14 de abril de 2009

Oficina Mecânica

Os estudos e publicações de RH das últimas duas décadas têm causado um certo desvio do conceito sobre gestão de pessoas (na minha opinião, é claro).

Dizem os especialistas atuais que, para gerir uma equipe, um gerente, coordenador ou lider não precisa entender da especialidade trabalhada pelo grupo, mas sim de pessoas. Basta que ele entenda de gente para conseguir o que quer como resultado. Certo. Concordo que, se o gestor não entender de gente, não compreender como funcionam os diversos estilos de liderança e que cada qual deve ser utilizado em momentos oportunos e adequados, não conseguirá fazer com que as pessoas entreguem o melhor de si e dêem os resultados esperados. Mas será que é só isso? Será que esse gestor não precisa entender bem do que aquele grupo irá fazer? É aí que entra a oficina mecânica. Imaginem um empreendedor que resolve montar uma oficina para consertar carros, mas não entende nada disso. Ok. Ele precisará contratar pessoas que entendam do assunto para trabalhar para ela. Essas pessoas é que precisam ser especialistas no que fazem para entregar os carros funcionando adequadamente ao cliente. Será que esse gestor não vai ter de estudar um certo tempo para entender como funciona o carro, mesmo que de forma geral? Por exemplo, se ele não sabe que 100% dos carros produzidos possuem injeção eletrônica de combustível e não mais carburadores? Mas que no mercado ainda há 30% de carros com carburador? Então, precisa contratar alguém que possa atuar nos dois modelos de mistura de combustível e ar para o motor.

Nas corporações, na minha opinião, esse mesmo fenômeno acontece e, infelizmente, isso é mais grave do que numa oficina mecânica. E tão mais grave quanto mais graduado é o gestor. Há muitos diretores de marketing que sequer sabem o que significa Marketing Mix, Marketing Integrado e não fazem idéia de que o Plano de Marketing é um plano tático, não estratégico e, assim sendo, é necessário que se adote planos de médio/curto prazo. Há muitos presidentes de empresas que não têm noção de que o Plano Estratégico deve ser elaborado pela direção da empresa e o resultado disso é o direcionamento estratégico de longo prazo para que a empresa seja estruturada por intermédio de suas diretrizes, estratégias e objetivos.

Assim, tanto na oficina mecânica da esquina, como na grande empresa, as pessoas deveriam ser conduzidas de forma inteligente para atingir um objetivo único por alguém que sabe o caminho a trilhar para chegar lá. Se ele não sabe, mesmo que cuide bem das pessoas, todos estarão perdidos.

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